22.4.09

Dia da Terra: Reflexão de Tiago Nunes

Impacto do homem no Ambiente


Todos nós queremos mergulhar na praia sem medo de adquirir doenças, andar na mata e respirar o ar puro das nossas florestas, andar na cidade e ter menos poluição, menos amontoados de lixo nas ruas. O ambiente é de certa forma uma segunda casa, de onde nós extraímos diversas coisas que se revelam imensamente importantes na nossa vida e na satisfação de necessidades, muitas delas primárias.
Tudo isso pode começar com simples mudanças de hábitos. Devemos começar por nós mesmos, porque somos quem realmente tem a força de mudar as coisas. Existem as grandes organizações como o Greenpeace etc, que estão trabalhando em causas maiores, tais como o aquecimento global, utilização da energia eólica, desflorestação, entre outros. Todos os habitantes do planeta podem contribuir nesta batalha contra condições que eles próprios criaram na maioria dos casos.
Tudo se pode tornar muito fácil e muito mais rentável. Se todos começarmos a divulgar esses hábitos para os amigos, filhos, parentes, colegas de trabalho, e eles, consequentemente, divulgarem a todas as pessoas com quem mantêm contacto, iremos chegar a um momento em que todos estarão mentalizados para fazer o básico. Deste modo, uma nova cultura estará a ser implantada. Isto será um grande primeiro passo.
Não é demais lembrar que a cada dia todos nós olhamos em volta e encontramos cada vez menos opções. Quanto mais rápido nós agirmos, melhor será. Porque se não defendermos a Terra e todo o bem-estar que um ambiente saudável nos proporciona, ela não se defenderá sozinha e acabará por deixar de ser capaz de dar resposta às nossas necessidades.


Tiago Nunes, 12.º CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo