22.4.09

Dia da Terra: Reflexão de Vanessa Dutra

O impacto do homem no Ambiente

O impacto ambiental é o efeito causado por qualquer alteração benéfica ou desfavorável originada pelas actividades humanas ou naturais no meio ambiente.

As acções humanas sobre o meio ambiente podem ser positivas ou negativas, dependendo da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem, se utilizadas correctamente, contribuir para um bom impacto humano sobre a natureza de acordo com o tipo de alteração, ecológica, social ou económica.

Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas, o rápido crescimento da população, o agrupamento social em habitações e o surgimento das artes.

Com o crescimento demográfico e, a partir da origem dos modernos seres humanos, inicia-se o processo de colonização de novos territórios.

O impacto do homem sobre o meio ambiente depende de variáveis históricas, como o modo de produção, a estrutura de classes, os recursos tecnológicos e a cultura de cada sociedade ao longo do tempo. Os diferentes modos de produção surgidos ao longo da história sempre consideraram a questão de onde retirar matéria-prima como tendo uma única resposta: a natureza. A ideia de que os recursos naturais existem em quantidade ilimitada, possibilitando o crescimento contínuo das sociedades humanas, ainda permanece na nossa geração, causando danos irreversíveis à natureza.
A acção da espécie humana sobre o meio ambiente tem uma característica qualitativa única: possui um enorme potencial desequilibrador, pois as mudanças que provocam nem sempre são apreendidas pelos ecossistemas, ameaçando assim a permanência dos sistemas naturais.

As comunidades humanas primitivas retiravam da natureza praticamente apenas o necessário à sua reprodução. Além disso, utilizavam-se basicamente recursos renováveis através da colecta, da caça e da lavoura em pequena escala. Desta forma, deixavam intactas as bases do funcionamento dos ecossistemas.

Com o passar dos anos o homem foi ganhando habilidades das quais a maior parte destas ele usa para agredir o seu próprio habitat, ou, o homem começou a evoluir no seu modo de vida, mas não sabe os danos que essa evolução lhe causará no futuro.
No século XX, surge a figura da "obsolescência planejada", em que incentiva o consumo constante das inovações tecnológicas que surgem a cada instante. Esse conceito expande-se também para o nível cultural, causando mudanças nos costumes como mais uma forma de incentivo do consumo.

A questão tecnológica apresenta-se também como outro factor importante na questão ambiental. A tecnologia é o reflexo do modelo sócio - económico e desenvolve-se segundo os seus princípios. Neste sentido, as soluções tecnológicas produzidas também geram problemas para a sobrevivência dos sistemas naturais.

Segundo Hans Jonas, “a ideia central de ética para a civilização tecnológica, baseia-se no dever e na responsabilidade do ser humano em relação à natureza e ao futuro das próximas gerações humanas sobre a Terra”.

Pode-se concluir então que o objectivo se relaciona com o dever ético de construir uma civilização na Terra e de inaugurar uma evolução em direcção à convivência pacífica e ao desenvolvimento sustentável.

Vanessa Dutra, 12.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo