27.5.16

PROJETO DE LEITURA
Exposição escrita


            A obra que li intitula-se  As Cidades invisíveis, publicada em 1972, de Italo Calvino. Este autor de nacionalidade italiana escreveu várias obras e algumas foram traduzidas para português.
            A obra divide-se em nove capítulos e possui subcapítulos, como " As cidades e a memória" ou " As cidades e o desejo". A ação  decorre no século XIII, quando Marco Polo descreve várias cidades imaginárias, cujos nomes são de mulher como Diomira e Anastasia, a Kublai Khan, o imperador. Este tem o objetivo de construir a cidade perfeita para o seu império.
            Contata-se que numa das cidades descritas por Marco Polo há referência  à mitologia pagã, às Nifas, Nereides e ao Deus Mercúrio: as duas primeiras figuras caracterizam a cidade de Armila, que são  uma oferta para ajudar os homens na manipulação das águas, já Mercúrio caracteriza a cidade Eutrópia, visto que fez um milagre para ajudar a cidade. N`Os Lusíadas de Camões também se faz referência à mitologia pagã para enaltecer e mitificar o herói coletivo da epopeia, por exemplo, nos episódios do Consílio dos Deuses e na Ilha dos Amores.
            A obra é marcada pela imaginação e criatividade do autor.



Carolina Silva

27/05/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo