27.5.16

PROJETO DE LEITURA
Exposição escrita

            A obra O Japão é um lugar estranho, cujo autor é Peter Carey, nascido em 1943, na cidade de Bacchus Marsh, descreve a aventura de um pai e de um filho, de nacionalidade americana, num país com uma cultura muito diferente.
            A obra, que é dividida em onze capítulos, conta a história de Charley, um rapaz tímido, interessado pela cultura japonesa, nomeadamente por anime e manga, que conduz o pai também a interessar-se pelo mesmo. Este interesse de ambos pela cultura popular japonesa leva-os a embarcarem numa alucinante viagem até ao oriente, onde vivem as mais brilhantes peripécias, conhecem as melhores pessoas e uma cultura totalmente diferente da que eles se integram, sendo o avanço da tecnologia um aspeto fundamental.
            Ao avançar da história apercebi-me que a obra explora o tema da representação do quotidiano, visto que, enquanto Charley e o seu pai estão no Japão, é descrita toda a viagem e a vida dos japoneses, que durante alguns dias é também o quotidiano dos dois americanos. É possível estabelecer uma relação com a obra Os Lusíadas, pois em ambas há o tema da viagem até ao Oriente, o descobrir de novas culturas e valores.
            Em suma, O Japão é um lugar estranho tem as aventuras mais cómicas e inovadoras que acabam por retratar o crescimento de uma nova era, onde, por exemplo, uma sanita não é uma simples sanita.





Carlota Tavares Marcos
27/05/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo