22.4.09

Dia da Terra: Reflexão de Sara Oliveira

Porquê maltratar aquilo que é nosso?

Na vida, somos ensinados a valorizar o que nos é importante, principalmente a nossa família e os nossos amigos. Mas não são só estas coisas que são importantes e essenciais para uma vida espiritual completa. E o ambiente? Será que este não merece nossa atenção e o nosso cuidado? Será que não bastam os destroços que as catástrofes ambientais causam e que nós não conseguimos evitar? Durante todos os séculos são feitas reflexões sobre diversos temas, um deles é o ambiente e o impacto que o homem pode ter sobre ele.

No nosso dia-a-dia, vemos pessoas a deitarem papéis no chão, a lançarem cigarros para as florestas, a amontoarem lixo que posteriormente formará uma lixeira, entre outras. São pequenas acções, como estas, que fazem com que o nosso ambiente se torne mais pobre e que a nossa Natureza se torne menos bela. Será que é tão difícil entender isto?

O ambiente é nosso! Temos que o proteger ao máximo. Quando falamos em catástrofes naturais, nada podemos fazer para as evitar. Estas são a principal causa da destruição da Natureza e de tudo aquilo que ela nos pode dar.Um sismo, uma cheia, uma explosão vulcânica, um maremoto, são catástrofes com as quais não conseguimos lidar e muito menos evitar. Mas existe acções diferentes que também podem ser consideradas catástrofes. Estas podem ou não causar danos ao ambiente e é nosso dever, população de todo o mundo, tentar evitá-las ao máximo. Estas acontecem devido à acção que o homem desempenha no ambiente, ou seja, a acção antrópica.

A vida são dois dias e nunca poderemos saber quando eles começam ou acabam. Assim, porque não aproveitar ao máximo aquilo que de mais esplêndido temos? O ambiente transmite-nos paz, beleza, alegria, tristeza ou mesmo um misto de todos estes sentimentos mas, para isto, é necessário cuidar dele com todo o amor e carinho que podemos dar. Pequenas acções, como enviar um cigarro para uma floresta, poderão estar a destruir o refúgio de alguém. Quantas vezes estamos tristes ou desapontados com a vida e nos dirigimos para o mar? Ou então damos um passeio pela nossa terra e apreciamos a nossa Natureza? Infelizmente, cada vez mais, a sociedade deixa de se importar com a beleza ambiental e com aquilo que esta nos pode transmitir. Se num dia uma pessoa tratar com amor do ambiente, noutro outra pessoa e assim sucessivamente, viveríamos todos num mundo muito mais agradável e melhor.

Ao tratarmos bem do ambiente, estamos também a tratar bem de nós próprios e do mundo em que vivemos.

Uma boa e sensata atitude para com o ambiente pode despertar diversos sentimentos pelo mundo inteiro, sendo um deles a alegria.

Sara Oliveira, 12.º CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo