22.4.09

Dia da Terra: Reflexão de Cátia Laranjo

O Ambiente

O ambiente engloba um “conjunto de substâncias, circunstâncias ou condições sob as quais qualquer pessoa ou coisa vive ou se desenvolve; a soma total de influências que modificam a o desenvolvimento da vida ou do carácter”. Esta palavra tem diferentes significados e pode ser especializada em diferentes contextos, no entanto, a população em geral associa a palavra ambiente à área da biologia e da ecologia.
O homem vai buscar ao ambiente os elementos essenciais à vida, é o caso da energia, o oxigénio, a água e alguns produtos alimentares. Portanto tem como obrigação preservar o ambiente e explorá-lo racionalmente, pois está em causa a sua própria saúde e subsistência. No entanto, nem sempre o que deveria ser feito o é.
Desde há muito que o homem tem ignorado a preservação do meio ambiente e o tem explorado irracionalmente, fazendo com que o nosso planeta fique indefeso diante das alterações efectuadas pelo homem.
Existe um sistema que é muito utilizado quando se fala em ambiente, este sistema define-se pelo grau de tolerância do meio em face das mudanças impostas pelo ser humano. Esse sistema é o limite da natureza que tem de estar na consciência de cada indivíduo. Alguma alteração que possa vir a ocorrer no ambiente tem de respeitar o limiar de cada elemento da natureza envolvido nesse processo. Porém, o homem embora possua o conhecimento destes limites parece não ter noção dos mesmos, pois não se importa com o destino inevitável do ser humano no seu planeta Terra.
Nunca se ouviu falar tanto como agora em desenvolvimento sustentável, aquecimento global, gestão de resíduos, poluição atmosférica, protecção e gestão das águas, protecção da natureza e da biodiversidade, protecção dos solos, perturbações sonoras, smoking urbano e muitas mais palavras envolvidas neste contexto, pois são estes os exemplos do que o mundo está a viver e não há razão para a população se orgulhar disso.
O ambiente requer toda a atenção e ajuda para que através de uma boa parte da recuperação do mesmo o planeta volte a ter pelo menos um pouco mais de paz e de equilíbrio ao nível dos seus ecossistemas.
Em suma, o homem deve iniciar com pequenos passos até atingir grandes passos, e para que esse acontecimento ocorra é necessário que cada indivíduo meta a mão na consciência e veja o que o nosso ambiente anda a passar e a sofrer por nossa causa, pois a responsabilidade pelo bem ambiental é de todos e de cada um.


Cátia Laranjo, 12.º CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo