27.5.16

PROJETO DE LEITURA
Exposição escrita

O livro que eu li intitula-se A tábua de Flandres, de Aturo Pérez-Reverte. Este escritor nasceu em Cartagena em 1951 e pertence ao mundo do jornalismo e da literatura.
A obra é dividida em quinze capítulos, cujo assunto é a investigação de um quadro realizado no século XV, embora a ação se desenrole no século XX. As personagens principais são Júlia, uma restauradora de obras de arte que foi adotada por um antiquário homossexual, César e um jogador de Xadrez, Muñoz.
A história começa com uma mensagem oculta que se encontra num quadro onde há dois jogadores a praticar xadrez e uma mulher, em segundo plano, a chorar. A resolução do enigma está “escondido” no jogo de xadrez. É no avanço do jogo com um suposto criminoso que a história se desenrola.
Podemos verificar algumas semelhanças entre esta obra e a poesia trovadoresca, nomeadamente com as cantigas de amor, o tema do amor não correspondido. Há um amor não correspondido na obra, entre Júlia e César: Júlia ama César e ele ama-a, mas o amor entre eles é diferente, porque César é homossexual e o amor que sente por Júlia é um amor de pai para filha.
Concluindo, este livro é interessante devido ao suspense e às aventuras de uma mulher cujas fantasias se tornaram realidade.


Ruben Sousa
27/05/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo