22.4.09

Dia da Terra - Crónica de Marlene Silva e Alice Ferreira

A preocupação com o ambiente está "na moda"

“Maior Parque Solar Suíço vai funcionar em 2011” é o título com o qual nos deparamos assim que viramos a página do jornal. O tema ambiente/poluição é, actualmente, muito comum no quotidiano das pessoas. Quem nunca ouviu falar no “buraco” na camada de ozono? Ou no aquecimento global?

De um momento para o outro o que não falta são publicidades, campanhas de sensibilização e palestras sobre o ambiente. Parece que se aperceberam que as reservas dos combustíveis fósseis são escassas e que estes podem acabar mais rapidamente do que estavam à espera; que devem reduzir a emissão de gases destruidores da camada de ozono e de como tudo isto pode afectar o equilíbrio do planeta e a nós.

O mais engraçado é que todos ajudam o ambiente depois de ele estar “na moda”. Quando ainda se falava pouco sobre este, as pessoas não se importavam, umas das mais frequentes respostas a este assunto eram “Ah, isso não é comigo!” ou “O que fazemos não vai fazer diferença, já está tudo poluído!”. Apesar disso, felizmente, as pessoas estão a “atinar” e a tomar consciência da gravidade destes problemas e da necessidade de soluções para a sua resolução.

Também o que não faltam são novas ideias para utilizar as energias renováveis, o que, por acaso, pode ser muito bom para todos nós.O facto de a partir da radiação solar, do movimento das ondas, do vento, dos resíduos se poder obter energia e energia limpa é óptimo para o ambiente e para nós! No sítio onde vivemos, existe um parque com ventoinhas, as quais podemos observar, a rodarem, da nossa casa. O ano passado, numa visita à Alemanha, aproveitámos para ver um dos maiores parques de painéis solares, capaz de produzir 40 milhões de quilowatts por hora. Mas não é preciso ir tão longe, o Alentejo, aqui em Portugal, acolhe a maior central solar do mundo. São investimentos como estes que fazem toda a diferença na ajuda do nosso planeta.

Apesar de as energias renováveis serem um assunto de grande interesse nos dias de hoje, é preciso investir mais fortemente nestas, por exemplo, os países com maior número de horas solares diárias devem apostar na energia solar, subsidiando quem aderisse a esta energia, pois a aquisição de painéis fotovoltáicos é muito cara. Nos locais onde se possa aproveitar o calor do interior da Terra para produzir energia, deve-se fazê-lo; nos sítios ventosos deve-se apostar na energia eólica; os recursos que a Natureza nos oferece, devemos aproveitá-los.


A corrida para a ideia mais original para utilização de energias renováveis que irá trazer milhões de euros está aberta. Anda todo o mundo a pensar em novos métodos e a torná-los mais acessíveis e eficazes. Até já inventam submarinos a energia solar. O que virá a seguir?

Marlene Silva e Alice Ferreira, 10.º CT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve algo de jeito

Viagens no meu mundo